jQuery(function($){ if (typeof($.datepicker) != "undefined"){ $.datepicker.setDefaults( jQuery.extend($.datepicker.regional['pt-BR'], {dateFormat: 'dd/mm/yy'})); } });
Notícias CEEE

A CEEE

Dois são presos em Santa Vitória do Palmar por furto e receptação de cabos da CEEE Equatorial

Prisões aconteceram durante a operação Eletro Alvo conduzida pelo Ministério Público do RS.

Por DANIEL PINHEIRO FAVERO / Publicado: 15/05/2025

Compartilhar

Duas pessoas foram presas pela polícia na manhã desta quarta-feira (14) no município de Santa Vitória do Palmar, na região Sul do estado, por receptação de cabos furtados da CEEE Equatorial, e por furto de energia.  

As prisões aconteceram durante a Operação Eletro Alvo, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O objetivo era o de combater o furto e comércio de cabos de energia. Foram fiscalizados quatro pontos de compra e venda de sucata em Santa Vitória do Palmar. 

A primeira prisão aconteceu logo no primeiro local fiscalizado: uma reciclagem no bairro Coxilha. A equipe da CEEE Equatorial identificou o furto de energia pelo estabelecimento. O responsável foi preso em flagrante pela Polícia Civil. 

Uma segunda pessoa foi presa no bairro Aviação pelos crimes de furto e receptação durante a operação. Foram encontrados 328 kg de cabos de cobre sem comprovação de origem. Há duas semanas a polícia encontrou no mesmo local quase 130 kg de cabos, também sem documentação que comprovasse a regularidade.  

Na fiscalização realizada nesta No mesmo local a equipe da CEEE Equatorial identificou ainda que o local usava uma ligação clandestina de energia.  

O furto de cabos elétrico coloca vidas em risco e afeta a todos. Quando os cabos de rede elétrica são furtados, os impactos são graves, causando interrupção de atendimentos essenciais, como hospitais e UPAs, que podem comprometer a saúde de quem mais precisa”, afirma o Executivo de Segurança Patrimonial da Equatorial, Johnathan da Costa de Jesus 

Entre janeiro e março de 2025 foram realizadas 19 operações contra a receptação e materiais furtados da CEEE Equatorial, que resultaram na prisão de 18 pessoas.